Tipos de Camas Articuladas – Diferenças, Benefícios e Como Escolher

Tipos de Camas Articuladas – Diferenças, Benefícios e Como Escolher

As camas articuladas, também conhecidas como camas ortopédicas ou camas hospitalares, promovem o conforto dos seus utilizadores. São particularmente importantes quando os utilizadores dependem bastante da ajuda de um cuidador (tanto em casos temporários como permanentes).

Após decidir que as camas articuladas são a opção certa para o seu caso, importa decidir entre as suas variações: camas articuladas manuais, camas articuladas elétricas e camas articuladas elétricas de altura variável. Cada uma destas tem as suas vantagens e desvantagens.


Cama Articulada Manual

As camas articuladas manuais têm um estrado tripartido que é possível movimentar recorrendo a manivelas normalmente posicionadas ao fundo da cama. As duas componentes do estrado que são movimentadas são a da cabeceira e a dos pés. Pode, por exemplo, elevar a cabeceira para facilitar a alimentação do utilizador e os pés para melhorar a circulação venosa nas suas pernas.

Embora muito comuns no passado, cada vez menos pessoas optam por comprar camas articuladas manuais (muitas empresas estão mesmo a descontinuá-las). Não trazendo quaisquer outras vantagens em relação às camas articuladas elétricas e tendo em conta que a diferença de preço entre ambas é agora pouco significativa, na maioria dos casos não é possível recomendar este tipo de cama.


Cama Articulada Elétrica

À semelhança das camas articuladas manuais, as camas articuladas elétricas possuem um estrado tripartido. No entanto, neste caso, as diferentes componentes do estrado (cabeceira e pés) são movimentadas através de um motor elétrico. O controlo elétrico que movimenta as diferentes partes pode estar acessível tanto ao utilizador como ao cuidador.

O maior benefício destas camas é o facto de as diferentes componentes dos seus estrados também poderem ser controlados pelo utilizador da cama e não só pelo cuidador. Uma cama articulada elétrica é ideal para quem não tem possibilidade de investir numa cama articulada elétrica de altura variável. Ou cuja altura do cuidador e utilizador permita a utilização sem sobrecarga nas costas do cuidador e permita a saída e entrada do utilizador (Caso de não acamado) facilmente.


Cama Articulada Elétrica de Altura Variável

As camas articuladas elétricas de altura variável têm todas as funcionalidades e vantagens das camas articuladas elétricas. Para além dessas, é também possível ajustar a altura destas camas através de um motor elétrico. O controlo responsável pelo movimento das diferentes componentes do seu estrado, e pela variação da altura da cama pode ser acedido tanto pelo utilizador como pelo cuidador.

As camas articuladas elétricas de altura variável são as que oferecem mais conforto tanto para o utilizador como para o cuidador. O facto de poder ajustar a altura da cama facilita bastante as ações do cuidador e também pode conferir uma maior autonomia ao utilizador. Podem ter ainda funções como sentar, trendelenburg ou trendelenburg reverso.


Como Escolher?

Três fatores principais devem ser levados em consideração quando escolhe entre os diferentes tipos de camas articuladas: necessidades do utilizador, necessidades do cuidador, orçamento e duração prevista da utilização.

Necessidades do Utilizador

No caso das camas articuladas manuais, só o cuidador pode ajustar a altura dos diferentes componentes do estrado e da cama em si. A opção que mais autonomia oferece ao utilizador é a cama articulada elétrica de altura variável, que lhe permite ajustar a altura de todos os componentes através de um controlo elétrico.

Utilizadores de baixa estatura ou com dificuldades de movimento beneficiam de uma cama articulada elétrica de altura variável visto que esta facilita o movimento de sentar e levantar e a transferência entre a cama e a cadeira.

Necessidades do Cuidador

O bem-estar do cuidador deverá ser sempre assegurado. As lesões mais comuns são as da coluna e deverão ser prevenidas tanto quanto possível.

Neste âmbito, a opção menos vantajosa é a cama articulada manual. O cuidador tem de usar a sua força para mover as diferentes componentes do estrado destas camas. O cuidador também não pode ajustar a altura da cama para tratar da higiene, da alimentação, do posicionamento e da transferência do utilizador. A altura não ajustável destas camas é adequada para todas estas funções mas não ideal.

As camas articuladas elétricas têm a vantagem de que as diferentes componentes do estrado da mesma são movimentadas através de um motor elétrico. Assim, o cuidador não tem de utilizar a sua força nesse processo e o utilizador pode mesmo ajustar a altura das diferentes componentes sozinho.

A questão da altura só é solucionada nas camas articuladas elétricas de altura variável. Nestas, o cuidador pode ajustar a altura da cama através de um motor elétrico para facilitar as diferentes tarefas que lhe são exigidas. Por exemplo, pode baixá-la para transferir o utilizador para uma cadeira ou pode elevá-la para tratar da sua higiene.

Orçamento

Recomendamos optar por uma cama articulada elétrica de altura variável quando o seu orçamento assim o permite. Estas têm claras vantagens em termos de autonomia do utilizador e também de conforto para o cuidador.

Apenas em último caso recomendamos as camas articuladas manuais. Estão são mais difíceis de manobrar por parte do cuidador e a diferença de valor entre uma cama articulada manual e uma cama articulada elétrica é menor do que possa pensar.

.


Embora lhe tenhamos dado muita informação em relação às diferentes camas articuladas que tem à sua disposição, recomendamos-lhe que contacte profissionais experientes na área que o possam aconselhar de forma personalizada. Saiba mais sobre os nossos serviços de consultadoria aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *