Inovação em Cadeiras de Rodas Elétricas

Inovação em Cadeiras de Rodas Elétricas

Longe vão os tempos em que as cadeiras de rodas elétricas foram introduzidas no mercado e melhoraram de forma drástica a qualidade de vida dos utilizadores que, por diversas razões, não podem exercer o esforço necessário para o deslocamento em cadeiras de rodas manuais.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas inúmeras funcionalidades que tornaram as cadeiras de rodas adequadas para um maior número de casos e situações e cada vez mais fáceis de utilizar. Hoje já encontramos à venda cadeiras com verticalização e até as todo-o-terreno!

Saiba mais sobre as cadeiras de rodas elétricas mais inovadoras em 2019 – tanto aquelas já à venda como aquelas que se encontram em desenvolvimento.


Cadeiras de Rodas com Verticalização

Ao contrário de outros conceitos, as cadeiras de rodas elétricas com verticalização estão já bem estabelecidas em diversos mercados (tanto no estrangeiro como em Portugal). A Sunrise Medical é uma das empresas a apostar na produção deste tipo de cadeiras. As cadeiras com verticalização permitem que os utilizadores assumam a posição de pé associados ao movimento das mesmas, estando ligados às cadeiras através de diversos mecanismos.

As cadeiras de rodas elétricas com verticalização são particularmente úteis para utilizadores que não consigam assumir a posição de pé sem auxílio. A posição de pé:

  • Permite executar tarefas adicionais sem adaptação do ambiente em que vive (por exemplo, aceder a armários altos e cozinhar em balcões de cozinha com a altura regular);
  • Torna várias situações sociais mais fáceis (por exemplo, comprar bilhetes em balcões de venda demasiado elevados);
  • Previne lesões ao aliviar a pressão associada a posição de sentadao (por exemplo, escaras).

A Omnimedical pode ajudá-lo no processo de aquisição de uma cadeira de rodas elétrica com verticalização. Não hesite em contactar-nos para nos dar a conhecer as suas necessidades e para saber mais acerca dos nossos serviços!


Cadeiras de Rodas que Sobem Escadas

As escadas sempre provaram ser um obstáculo importante à acessibilidade de utilizadores de cadeiras de rodas. No entanto, com a evolução da tecnologia, apareceram soluções mais ou menos viáveis para fazer face a este problema (por exemplo, elevadores, elevadores de escadas e plataformas elevatórias de escadas).

A solução mais recente é as cadeiras de rodas elétricas que sobem escadas, sendo também uma das que mais autonomia traz ao utilizador. Já existem vários conceitos e protótipos desenvolvidos. Na sua maioria, estas cadeiras incluem duas rodas traseiras que, em conjunto, permitem que a própria cadeira (e o utilizador nela sentado) subam escadas.


Cadeiras de Rodas Todo-o-Terreno

Existem casos em que a imobilidade do utilizador de cadeira de rodas o impede de participar em atividades que anteriormente lhe pareciam indispensáveis (por exemplo, caminhadas e/ou passeios de bicicleta em terreno irregular). É para satisfazer estas necessidades que várias empresas se focam no desenvolvimento de opções todo-o-terreno às cadeiras de rodas.

Talvez os exemplos mais notórios nesta categoria sejam as cadeiras de rodas todo-o-terreno semelhantes à Ripchair 3.0. Esta é movida a combustíveis fósseis mas o seu funcionamento é bastante semelhante ao das cadeiras de rodas elétricas visto que o movimento é controlado pelo utilizador através de controlos elétricos. A Ripchair 3.0 possui várias características que a tornam adequadas a diversas atividades ao ar livre, incluindo as lagartas que servem de rodas e a armação metálica que rodeia e protege o utilizador. No entanto, há um senão. Esta cadeira de rodas tem um preço semelhante ao de um carro! É, assim, o produto certo para o nicho de utilizadores que valoriza bastante diversas atividades ao ar livre e que quer despender o valor necessário para a aquisição da Ripchair 3.0.

Opções mais acessíveis e simples são as da Mountain Trike, que também já se encontram à venda. Ao contrário da Ripchair 3.0, estas são cadeiras de rodas manuais todo-o-terreno que têm uma aparência bastante discreta e que podem até ser utilizadas no dia-a-dia.


Cadeiras de Rodas Dobráveis

As cadeiras de rodas elétricas podem ser volumosas. No entanto, esse facto tem sido desafiado nos últimos anos através de designs cada vez mais futuristas. O auge desta tendência é o conceito da Mobi Electric Folding Wheelchair criado pelo designer Jack Martinich – uma cadeira de rodas elétrica dobrável. Ao contrário da maioria das cadeiras de rodas elétricas, a Mobi é controlada como uma cadeira de rodas manual – o utilizador manobra as rodas através de apoios existentes nas mesmas. No entanto, consoante a força exercida pelo utilizador, o motor elétrico da Mobi entra em ação e auxilia o movimento. Esta solução pode ser muito conveniente devido às suas reduzidas dimensões, principalmente no caso da utilização de meios de transporte públicos. Todavia, requer que o utilizador seja bastante autónomo e com controlo total do tronco.


Revolução das Cadeiras de Rodas Manuais

Já existe o protótipo de um equipamento elétrico que pode ser conectado a cadeiras de rodas manuais e que permite aos utilizadores ter uma experiência semelhante à das cadeiras de rodas elétricas. A adesão ao NEWS (New Electric Wheelchairs) dependerá do valor a que este será disponibilizado, tendo de ser vantajoso quando comparado com a compra de uma cadeira de rodas elétrica. É um avanço tecnológico muito interessante e com potencial.


Está à procura de uma cadeira de rodas elétrica adequada a si e à sua situação? Teremos todo o gosto em colaborar consigo para encontrar a solução perfeita. Contacte-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *