Qual a Melhor Atividade Física?

Qual a Melhor Atividade Física?

Nada como nos mantermos ativos para nos mantermos saudáveis! De acordo com a OMS, alguns dos benefícios da prática regular de atividade física para a saúde dos adultos são a melhoria da condição cardiorrespiratória e muscular e da saúde óssea e a redução do risco de doenças crónicas e de depressão. O importante é praticar exercício físico regularmente e não existe um único tipo de atividade física que seja ideal para todos. Cabe a cada um de nós descobrir quais as opções que melhor se adequam à sua situação.

Aceite as Suas Limitações

Existem casos em que certas atividades não são apropriadas. O mais óbvio é o de incapacidade física. Por exemplo, se tem repetidas tendinites associadas à prática de ténis, talvez seja melhor reduzir a intensidade ou frequência dessa prática. Outro caso é o de pessoas com condições do foro psicológico que as impossibilitam de praticar certas atividades. Por exemplo, em casos de ansiedade social pode-se optar por atividades individuais ou por atividades com equipas menos numerosas.

Os nossos gostos, a nossa situação financeira e a nossa localização devem também ser tidos em consideração. Qualquer opção deve ser de fácil acesso para que a pratique regularmente.

Pratique Atividades Físicas Aeróbias e de Fortalecimento Muscular

Em termos da quantidade total de atividade física a praticar, estas são as recomendações que a OMS oferece para adultos saudáveis:

  • Por semana, 300 minutos (150 mínimo) de atividade física aeróbia de intensidade moderada OU 150 minutos (75 mínimo) de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa
  • Por semana, um mínimo de dois dias de atividade física de fortalecimento muscular

Cada sessão de atividade física aeróbia deve ter duração mínima de 10 minutos. Quatro exemplos de atividades físicas aeróbias que podemos incluir no nosso dia-a-dia são caminhada, corrida, ciclismo e natação. As atividades em equipa, como o futebol e o voleibol, também poderão ser interessantes.

Quanto ao fortalecimento muscular, este deverá ser direcionado para a prevenção de lesões associadas à ocupação profissional e a outras atividades físicas praticadas por nós. A forma mais simples para praticarmos fortalecimento muscular regularmente é nos juntarmos a um ginásio em que possamos ter acompanhamento individualizado.

O yoga é outra prática com benefícios físicos, mentais e espirituais e que pode tanto ser aeróbia como de fortalecimento muscular. Existem variantes mais e menos vigorosas. É uma ótima opção para todas as fases da vida, desde a gravidez até à terceira idade.

O Truque É Experimentar!

Importa nos mantermos ativos. Escolha a atividade física de que mais gosta e pratique-a regularmente, idealmente pelo menos três vezes por semana.

Podemos também nos mantermos ativos ao longo do dia-a-dia de outras formas, incluindo nas pausas do trabalho, na deslocação entre a casa e o local de trabalho (talvez caminhando ou andando de bicicleta em vez de conduzindo) e nos nossos tempos livres.

2 thoughts on “Qual a Melhor Atividade Física?

  1. A melhor parte de se praticar atividade fisica e saber que seu corpo esta saudavel e ganhando uma boa forma. Com o Pilates nao e diferente! A partir do momento em que voce passa a realizar os movimentos do Metodo, seu corpo ganha tonificacao muscular e automaticamente a boa forma e alcancada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *