5 Resoluções Saudáveis para 2020

5 Resoluções Saudáveis para 2020

A chegada de um novo ano motiva-nos a analisar o ano que passou e a criar resoluções que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos. Grande parte dessas resoluções de ano novo têm que ver com a saúde visto que é considerada uma das áreas mais importantes das nossas vidas.
Se, apesar da motivação que paira no ar, ainda não delineou os seus objetivos para 2020, a Omnimedical sugere-lhe cinco resoluções de ano novo que poderão contribuir para que no início de 2021 se sinta ainda mais saudável do que hoje!

1. Seja Mais Ativo

Portugal tem uma elevada percentagem de sedentarismo em adultos. Evitar o sedentarismo pode contribuir de diversas formas para a melhoria do seu estado de saúde. Duas dessas possíveis melhorias são o controlo da obesidade e a redução do risco de depressão.
Para deixar o sedentarismo para trás, há que passar menos tempo sentado/deitado. Pratique regularmente exercício físico de intensidade moderada a intensa e faça mudanças no seu estilo de vida para passar mais tempo em movimento.
Algumas sugestões que poderão funcionar para si:

  • De manhã, apanhe o autocarro numa estação um pouco mais longe da sua casa;
  • Durante o dia, levante-se a intervalos regulares para ir buscar um copo de água ou simplesmente dar uns passos;
  • No trabalho, opte pelas populares reuniões em movimento;
  • Na hora de almoço, dê um passeio ao ar livre;
  • Ao final da tarde, se a sua família incluir cães, passeie-os durante mais tempo.

Claro que nem todas estas opções funcionarão para si. Terá de examinar o seu dia-a-dia para encontrar as alturas em que tem disponibilidade para incluir mais movimento.

2. Inscreva-se num Ginásio

Sabemos que a OMS recomenda a prática regular de exercício físico para melhorar o nosso estado de saúde e reduzir o risco de certas doenças. Essa prática pode ser feita de inúmeras formas, dependendo da sua preferência e da sua disponibilidade.
A inscrição num ginásio funciona para muitas pessoas porque permite praticar exercício sem conhecimentos prévios na modalidade em questão.
Não falamos apenas de ginásios generalistas, que cada vez são mais populares em Portugal, mas também de ginásios específicos para certas modalidades. Por exemplo, pode juntar-se a um ginásio de yoga ou de natação ou até a um grupo de ciclismo ou de caminhadas ao ar livre.

3. Adote Desafios Alimentares Mensais

Nas redes sociais da Omnimedical, em particular no nosso Facebook, partilhamos frequentemente dicas para que melhore a sua alimentação. Existem alimentos mais saudáveis do que outros mas a palavra de ordem é moderação. Não recomendamos dietas restritivas nem mudanças radicais. Recomendamos decisões progressivamente mais saudáveis.
Em 2020, experimente um sistema de desafios alimentares mensais. Por exemplo, em janeiro desafie-se a beber mais água, em fevereiro desafie-se a comer sopa de legumes todos os dias, e por aí diante.
Existem inúmeras opções de desafios mensais que pode fazer e pode até intercalar desafios alimentares com desafios de exercício físico. Independentemente da natureza dos seus desafios mensais, assegure-se de que eles o entusiasmam e são alcançáveis.
Aproveite para ler este artigo que o poderá ajudar na criação dos seus quatro primeiros desafios alimentares do ano!

4. Trate dos Seus Problemas de Saúde

É fácil adiar visitas a profissionais de saúde. Ora porque não dá jeito tirar o dia de férias ora porque fica muito longe. No entanto, se a saúde é uma das componentes mais importantes das nossas vidas, não deveríamos priorizar também o tratamento das nossas doenças?
Em 2020, priorize o tratamento dos seus problemas de saúde. Se anda há algum tempo a adiar idas ao médico/dentista/fisioterapeuta/psicólogo/nutricionista, marque-as o quanto antes. Mesmo que as consultas fiquem marcadas para daí a uns meses por indisponibilidade do profissional de saúde, aponte a data na sua agenda e trate de estar presente. Aos poucos tomará controlo da sua saúde!

5. Ajude Alguém com Problemas Psicológicos

Ainda com espírito de solidariedade, incentivamo-lo a encontrar compaixão e fazer o que pode para ajudar alguém que conheça que tenha um problema psicológico, como depressão ou ansiedade. Se esse for o seu caso, aproveite também esta oportunidade para demonstrar compaixão a si próprio!
Sugerimos que veja este vídeo da OMS acerca de como pode ajudar efetivamente alguém com depressão, sem incorrer em consequências negativas para nenhum dos dois. Várias ideias do vídeo também se aplicam a outros problemas psicológicos.

Estes são cinco exemplos de resoluções de ano novo saudáveis mas cada um de nós deverá analisar a sua vida para decidir o que lhe faz mais falta neste momento.
Quando se sentir claro em relação às suas resoluções de ano novo, aponte-as num lugar que veja regularmente para não se esquecer e tome passos para as incorporar progressivamente na sua vida.
Não se esqueça de que o objetivo é que estas mudanças positivas se mantenham ao longo da sua vida. Não necessita de ser perfeito, necessita de ser relativamente constante!
Esperamos tê-lo inspirado a tomar ação em 2020. Tantas doenças são evitáveis e tratáveis que não há razão para deixar a sua saúde à sorte. Tome as rédeas da sua vida este ano. Que no fim de 2020 se sinta ainda melhor do que no início!

One thought on “5 Resoluções Saudáveis para 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *