5 Alimentos para Comer Todos os Dias

5 Alimentos para Comer Todos os Dias

Todos os dias podemos melhorar um pouco a nossa alimentação. Quando vamos às compras, quando comemos fora, quando cozinhamos as nossas refeições. Em todos esses momentos pode escolher entre opções mais ou menos saudáveis e todas essas escolhas contam.
Para o ajudar nessas decisões, compilamos cinco alimentos para comer todos os dias. Use-os como inspiração para dar um salto de gigante ou para dar pequenos passos todos os dias para uma vida mais saudável!

Verduras Escuras

Fotografia de Monika Grabkowska

As verduras escuras são alimentos essenciais para todos nós. Escolhemos colocá-las em primeiro lugar porque são mesmo os alimentos mais importantes desta lista.
Alguns exemplos de verduras escuras versáteis são espinafres, couves, brócolos e alfaces. Sugerimos que as inclua em praticamente todas as suas refeições salgadas, seja em saladas, sopas, acompanhamentos ou simplesmente incorporando-as nos seus pratos preferidos!
Ricas em vitaminas (A, B2, E e K) e minerais (cálcio, ferro, magnésio e zinco), as verduras escuras são essenciais para o funcionamento de diferentes partes do nosso corpo, incluindo ossos, músculos, sistema nervoso e coração.

Abóbora, Batata-Doce e Cenoura

Fotografia de Ella Olsson

O que é que a abóbora, a batata-doce e a cenoura têm em comum? Sim, são todas cor-de-laranja. Mas também são todas ricas em vitamina A!
Estes três deliciosos alimentos são também muito versáteis. Adicione pelo menos um deles quando cozinhar sopas, estufados e pratos de arroz e vai ver que se torna fácil ingerir sempre a dose diária recomendada de vitamina A.

Sementes de Chia e de Linhaça

Fotografia de Milada Vigerova

As sementes de chia e de linhaça têm muitos usos.
Uma das formas mais conhecidas de comer sementes de chia é em pudins de chia. Os pudins de chia são normalmente preparados na noite anterior e deixados no frigorífico para estarem prontos de manhã para o pequeno-almoço. Estes pudins podem ser feitos com leite, bebidas vegetais ou água e podem incluir frutas, como frutos do bosque, e temperos, como canela.
Ou então utilize-as como substitutos para ovos. Misture uma colher de sopa de sementes de chia ou de linhaça com duas colheres de sopa de água quente e espere uns minutos. Vai ver que se cria uma substância gelatinosa muito útil para uniformizar massas para pães, bolos, panquecas, etc. Para uma aparência amarela e mais semelhante à dos ovos, opte pelas sementes de linhaça moídas.
O consumo de ómega 3 é essencial para manter a saúde do seu cérebro, coração e músculos. As sementes de chia, as sementes de linhaça, as nozes, as algas e o peixe são fontes de ómega 3. Opte por pelo menos um destes alimentos diariamente para assegurar que consome sempre a dose diária recomendada de ómega 3.

Curcuma

Fotografia de Carolyn Nicholas

A curcuma, também conhecida como açafrão-da-índia, é uma especiaria muito utilizada nas cozinhas orientais. Aqui em Portugal usa-se principalmente em caris mas também por veganos em receitas como tofu mexido e alho francês à Brás devido à semelhança entre o seu sabor e o de ovos.
É fácil incluir um pouco de curcuma em muitas das suas refeições salgadas. A curcuma tem um sabor forte mas que complementa muitos dos pratos a que estamos habituados, especialmente os que costumam conter ovos.
Há muitos anos que a curcuma é utilizada para prevenção e tratamento de várias doenças. De acordo com a pesquisa que fizemos, a maioria dos seus benefícios vem do seu conteúdo em curcumina, que tem poder anti-inflamatório e antioxidante.

Frutos do Bosque

Fotografia de Joanna Kosinska

A época dos frutos do bosque, ou frutos vermelhos, chegou e nós não podíamos estar mais entusiasmados! Entre os frutos do bosque podemos contar os mirtilos, as framboesas, as amoras, as groselhas, as cerejas e os morangos.
Podemos comê-los ao natural ou em sobremesas. Como os frutos do bosque já são bastante doces, muitas vezes nem precisa de adicionar açúcar ou adoçantes. Por exemplo, experimente juntar iogurte natural sem açúcar nem adoçante, frutos do bosque e nozes para um pequeno-almoço rápido e saudável.
Para além de frescos e saborosos, os frutos do bosque são bons para a nossa saúde. Eis alguns dos possíveis benefícios do consumo de antocianinas, um pigmento com propriedades antioxidantes presente nos frutos do bosque mencionados:

– Prevenção de doenças cardiovasculares
– Atividade anti-inflamatória
– Atividade anti-carcinogénica
– Prevenção da obesidade
– Controlo da diabetes
– Melhoria da visão

Razões suficientes para tornar os frutos do bosque parte da nossa alimentação diária!

Esperamos tê-lo inspirado a incluir estes alimentos na sua alimentação diária. Todos eles são muito versáteis e fáceis de incluir nas refeições que já confeciona habitualmente.
Aproveite e leia também estas adicionais dicas saudáveis!

Aviso: Este artigo não foi escrito nem revisto por nutricionistas. Embora tenhamos feito pesquisa de artigos científicos e de fontes de referência, não garantimos que a informação que fornecemos seja válida para todos e para sempre. Para mais informação acerca das fontes em que nos baseamos, contacte-nos pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *