Fraldas para Incontinência Urinária – Como Escolher e Como Colocar

Fraldas para Incontinência Urinária – Como Escolher e Como Colocar

A incontinência urinária caracteriza-se pela perda involuntária de urina. Para além do tratamento da condição em si, a utilização de produtos de absorção de urina é essencial para a melhoria da qualidade de vida da pessoa incontinente, principalmente no contexto social.

Discutamos então alguns aspetos acerca da incontinência urinária, os diferentes produtos de absorção disponíveis, a qualidade dos produtos de diferentes marcas e a colocação correta de fraldas para incontinência urinária.


A Incontinência Urinária

Dependendo do tipo, a pessoa incontinente pode perder urina principalmente durante esforços (por exemplo, tossir ou levantar volumes pesados) ou noutras alturas. Várias causas e fatores de risco podem estar na origem dos sintomas.

Esta condição afeta tanto mulheres como homens. No entanto, a incidência é superior no sexo feminino. A idade da pessoa incontinente é bastante variável, sendo mais comum em idosos mas também afetando jovens.

O tratamento varia de caso para caso. O reforço muscular em contexto de fisioterapia é uma das estratégias utilizadas quando a fraqueza dos músculos do pavimento pélvico é a principal causa da condição.

Formas de contenção da urina perdida são necessárias para qualquer pessoa incontinente. Existem vários produtos de absorção de urina, desde os discretos pensos a convenientes cuecas-fralda.


Escolha de Produtos para Incontinência Urinária

Os produtos de absorção de urina utilizados dependem de vários fatores, incluindo a quantidade de urina perdida num determinado período do dia.

Aqueles que perdem doses pequenas de urina poderão optar por pensos para incontinência urinária. Estes têm a vantagem de serem discretos, podendo nem ser percetíveis através da roupa da pessoa. Apesar de terem o seu lugar, os pensos não são viáveis em casos mais severos de incontinência urinária.

Outra opção muito conveniente é as cuecas-fralda. Estas são principalmente úteis em casos de perda moderada de urina. Embora menos do que os pensos, também as cuecas-fralda são bastante discretas.

As fraldas ficam assim reservadas para pessoas com perdas severas e para aquelas em que necessitam de mais proteção durante um certo período do dia. Embora não sejam discretas, são muito convenientes, principalmente para serem utilizadas durante a noite.

Há também que referir os resguardos descartáveis para cama. Estes são essenciais para pessoas acamadas ou para casos de perda moderada a severa de urina durante a noite. Embora a colocação correta da fralda seja o aspeto mais importante para prevenir fugas, os resguardos têm vantagens quando inevitáveis fugas acontecem. Estes evitam que a urina passe para a roupa da cama e o colchão e mantêm a pele seca.

Após decidir entre pensos, cuecas-fralda e fraldas, o próximo passo é escolher o nível de absorção necessário e o tamanho adequado. Estes vão depender muito da marca pela qual optar, o que nos leva à questão da qualidade.

Dois pontos essenciais em que a qualidade das várias marcas diverge são o poder de absorção e o material utilizado.

O material de fraldas com menor qualidade é unicamente plástico e não permite que a pele transpire livremente, aumentando a humidade e temperatura locais. Quanto às fraldas com maior qualidade, estas são constituídas pelo chamado tecido não tecido. Este material permite que a pele transpire livremente, mantendo a humidade e a temperatura do corpo a níveis desejáveis. Estes aspetos são de extrema importância porque as condições criadas pelas fraldas de menor qualidade são as ideais para a formação de feridas (eritemas) e infeções fúngicas.

A Omnimedical recomenda os produtos Lindor como os com melhor relação preço-qualidade do mercado. Sendo a nossa prioridade entregar produtos de qualidade aos nossos clientes, disponibilizamos exclusivamente os produtos Lindor.

Serão as marcas de supermercado opções viáveis? Embora estas tenham o seu lugar, principalmente em casos de baixo rendimento, a sua qualidade deixa muito a desejar em ambos os parâmetros já mencionados e, quando possível, é aconselhável optar por outras marcas. Mesmo entre marcas que não as de supermercado existem diferenças importantes em termos de qualidade.


Colocação de Fraldas para Incontinência Urinária

Abordemos então a forma correta de colocar uma fralda para incontinência urinária. Nunca é demais reforçar que a colocação correta da fralda é essencial para evitar fugas.

Passos para a colocação correta de uma fralda para incontinência urinária:

  1. Abra e estique a fralda. Evite sacudi-la bruscamente para não a danificar.
  2. Levante as barreiras antifugas dos dois lados. É essencial que estas barreiras estejam descoladas da zona absorvente da fralda para que funcionem adequadamente.
  3. Deite a pessoa em cima da fralda.
  4. Ajuste a fralda entre as pernas e, de seguida, em torno da cintura, com ajuda das tiras de fixação.
  5. Fixe bem as tiras de fixação.
  6. Por fim, confirme que a fralda está bem colocada. Deverá ter especial atenção ao contacto da fralda entre as pernas e nas costas.

A Omnimedical disponibiliza produtos para incontinência Lindor, tanto a particulares como a instituições. Estamos localizados no concelho de Alenquer (distrito de Lisboa) mas, dependendo da quantidade de que necessita, poderemos entregar as nossas fraldas em diversos pontos do país. Contacte-nos para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *