O Que São Concentradores de Oxigénio?

O Que São Concentradores de Oxigénio?

A oxigenoterapia é uma terapia que se traduz na inspiração, por parte de alguém com uma patologia respiratória, de oxigénio numa maior concentração do que a presente na atmosfera. Esta terapia tem várias indicações e deve ser sempre prescrita por um profissional de saúde. Uma vez prescrita a oxigenoterapia, existem várias formas de a administrar, sendo que a mais comum a nível hospitalar é a utilização de garrafas de oxigénio. No entanto, existe uma alternativa a essas garrafas que são tão dispendiosas como volumosas – os concentradores de oxigénio.


Como Funcionam os Concentradores de Oxigénio?

Os concentradores de oxigénio são equipamentos elétricos que utilizam como fonte de oxigénio nada mais do que o ar presente na nossa atmosfera. O processo começa com a entrada de ar no equipamento, sendo que este contém uma concentração de aproximadamente 21% de oxigénio. Este ar é então filtrado de forma a retirar os componentes de que não necessitamos e a armazenar o oxigénio. O oxigénio que fica reservado no equipamento sai então para o utilizador na concentração prescrita pelo profissional de saúde. Como referência, os concentradores de oxigénio fornecidos pela Omnimedical têm capacidade para fornecerem ar com uma concentração de oxigénio de  93%. +/- 3%.


Quais São as Vantagens dos Concentradores de Oxigénio Portáteis?

Os concentradores de oxigénio têm várias vantagens em relação às garrafas de oxigénio que são regularmente utilizadas – especialmente se falarmos sobre os concentradores de oxigénio portáteis.

1. Fácil Utilização e Transporte

Vários fatores dependerão do concentrador de oxigénio que escolher. Os concentradores de oxigénio fornecidos pela Omnimedical têm poucos botões e são simples de utilizar – facilitando o trabalho dos profissionais de saúde, dos cuidadores e dos próprios utilizadores finais. Como veremos de seguida, também a manutenção dos mesmos é bastante simples.

Transportar o seu concentrador de oxigénio é bastante fácil. Os da Omnimedical pesam cerca de 22 Kg e possuem rodas que facilitam o seu deslocamento. Este facto é essencial visto que o utilizador final pode assim deslocar-se de uma área da casa para outra e levar, sem grande esforço,  o aparelho que lhe fornece oxigénio.

2. Fácil Manutenção

A manutenção que o seu concentrador de oxigénio necessitará é muito simples – no caso dos fornecidos pela Omimedical, a manutenção consiste apenas em lavar e secar dois filtros uma vez por semana (sendo que tem filtros suplentes para utilizar entretanto).

Tendo um concentrador de oxigénio, não necessitará de comprar garrafas de oxigénio. Para além de representar uma grande redução em termos de manutenção, a ausência de garrafas de oxigénio significa que não dependerá da compra destas para ter oxigénio disponível.

3. Baixo Custo

Quando comparamos o custo total de um concentrador de oxigénio portátil com o da utilização de garrafas de oxigénio, os concentradores de oxigénio portáteis têm clara vantagem, principalmente a longo prazo.

4. Ausência de Garrafas de Oxigénio

A ausência de garrafas de oxigénio no sistema utilizado pelos concentradores de oxigénio portáteis corresponde a uma diminuição dos riscos normalmente associados ao armazenamento e ao transporte destas.

5. Design Atraente

No caso dos concentradores de oxigénio fornecidos pela Omnimedical, o design é bastante moderno e atraente. Este fator deve ser levado em consideração no que diz respeito à adesão dos utilizadores finais – quanto mais atraente o aparelho de fornecimento de oxigénio for, menor a resistência com que será recebido por parte do utilizador final.

6. Aumento da Adesão

É este o objetivo de todos os profissionais de saúde – garantir que os utentes recebam o tratamento adequado durante o período de tempo necessário. As diferentes vantagens  dos concentradores de oxigénio portáteis mencionadas tornam todo o processo de administração de oxigenoterapia mais simples e, portanto, mais provável de ser mantido.

7.  Melhoria da Qualidade de Vida

A oxigenoterapia é muitas vezes o tratamento indicado para patologias crónicas, ou seja, que se prolongam por longos períodos de tempo. Nesses casos, é essencial optimizar todas as áreas da vida do utente e também do cuidador. Ao simplificar o processo de administração de oxigenoterapia com a utilização de um concentrador de oxigénio portátil, é possível contribuir para a melhoria da qualidade de vida de ambos. Por exemplo, o transporte fácil do aparelho requer menos esforço da parte do cuidador (prevenindo o aparecimento de consequências associadas ao transporte de cargas) e permite uma deslocação do utente para outras áreas da casa (minimizando o acamamento e isolamento muitas vezes associado a doenças respiratórias crónicas).


A Omnimedical fornece concentradores de oxigénio portáteis, incluindo formação para o ajudar no processo de adaptação a estes equipamentos. Saiba mais aqui [link em ‘aqui’ para http://www.omnimedical.net/produto/concentrador-de-oxigenio/].

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *