O objetivo de quaisquer auxiliares de marcha é ajudar pessoas com dificuldade em andar. Existem bengalas, canadianas, tripés, andarilhos, e cadeiras de rodas manuais e elétricas.
É essencial que conheça os auxiliares de marcha disponíveis e que perceba as suas vantagens e desvantagens. Assim entenderá melhor os conselhos dos profissionais de saúde que o aconselharem acerca do auxiliar de marcha certo para si.
Todos queremos que seja o mais independente possível mas sempre em segurança. Não há que ter vergonha em usar um certo tipo de auxiliar de marcha ou em mudar de auxiliar de marcha ao longo da vida.
O mais importante em termos de auxiliares de marcha é mesmo que o ajudem a viver de uma forma mais fácil e que não piorem a sua condição devido a quedas sucessivas.
Tripés, Canadianas e Bengalas
Os tripés, canadianas e bengalas são indicados para pessoas com equilíbrio mas que têm alguma fraqueza (temporária ou permanente) numa das pernas.
Os tripés oferecem mais suporte, as canadianas oferecem um suporte médio, e as bengalas oferecem menos suporte.
Qualquer destes auxiliares de marcha deve ser usado do lado oposto à perna que tem fraqueza e assim partilhar o peso do corpo com essa perna. Por exemplo, se tiver fraqueza na perna direita, use a canadiana do lado esquerdo. Ao andar, avance a canadiana quando avançar a perna direita e apoie-se na canadiana e na perna direita quando avançar a perna esquerda.
Andarilhos sem Rodas
Os andarilhos são também para pessoas com equilíbrio mas que, neste caso, precisam de suporte extra para ambas as pernas e não só para uma.
Em geral, recomendam-se os andarilhos sem rodas visto que os andarilhos com rodas são mais propícios a quedas.
Cadeiras de Rodas Manuais

As cadeiras de rodas manuais são uma alternativa económica para quem não têm equilíbrio ou força suficientes para usar os auxiliares de marcha mencionados acima.
Devem ser usadas por pessoas independentes com força nos braços ou pessoas dependentes que tenham um cuidador sempre presente quando se deslocam.
Existem alternativas com mais e menos suporte no tronco.
Cadeiras de Rodas Elétricas

As cadeiras de rodas elétricas são opções mais dispendiosas para quem não tem equilíbrio ou força suficientes para usar quaisquer outros auxiliares de marcha.
Como alternativa às cadeiras de rodas manuais, as cadeiras de rodas elétricas facilitam a deslocação independente para pessoas que não têm força nos braços.
A maioria das cadeiras de rodas elétricas proporcionam bastante suporte para o tronco. Existem até cadeiras de rodas elétricas que ajudam a pessoa a ficar de pé.
Relembramos que este artigo não substitui a opinião de um profissional de saúde que esteja a par da sua situação e o possa aconselhar de forma individual. Peça ajuda para perceber se precisa de um auxiliar de marcha e para escolher o indicado si.
Se precisar da nossa ajuda para perceber as opções disponíveis e quem sabe comprar o seu auxiliar de marcha, não hesite em contactar-nos também!