Tudo o que Precisa de Saber sobre Escaras – Como Prevenir Escaras?

Tudo o que Precisa de Saber sobre Escaras – Como Prevenir Escaras?

São as pessoas acamadas e os seus familiares que mais ouvem falar em escaras. Estas feridas são fruto da pressão contínua em certas partes do corpo originada por longos períodos passados na mesma posição. As escaras podem trazer consequências graves e são, por norma, difíceis de tratar. No entanto, existem estratégias de prevenção. Abordemos o que pode fazer para prevenir escaras e os equipamentos que podem ajudar!


O Que São Escaras?

Neste contexto, úlceras de pressão é o termo técnico para escaras. Estas feridas aparecem na pele e noutros tecidos e são originadas pela redução prolongada da circulação sanguínea em determinado local.

Existem vários fatores de risco que contribuem para o aparecimento de úlceras de pressão (ou escaras) mas é o acamamento prolongado que está na origem da maioria dos casos. Estas feridas aparecem principalmente nas zonas em que proeminências ósseas (como no calcanhar) estão constantemente sob pressão devido ao contacto com uma superfície rija (como cama ou cadeira de rodas).

O tratamento de úlceras de pressão (ou escaras) deve ser feito por profissionais de saúde qualificados e pode demorar vários meses. Como tal, privilegiam-se as estratégias de prevenção.


Como Prevenir o Aparecimento de Escaras?

Existem duas estratégias principais de prevenção de escaras: reposicionamento frequente da pessoa e diminuição da pressão nas proeminências ósseas.

Reposicionamento Frequente

Este ponto é essencial tanto para pessoas acamadas como para pessoas em cadeiras de rodas. Em ambos os casos, é importante levantar a pessoa frequentemente, de forma a restabelecer a circulação sanguínea nas zonas de apoio. Caso a pessoa não o consiga fazer de forma independente, um cuidador ou profissional de saúde poderá ajudar neste processo.

No caso específico das pessoas acamadas, as diferentes posições que podem ser adotadas são:

  • Deitada de lado (direita e esquerda);
  • Deitada de costas;
  • Sentada.

É essencial que a pessoa acamada troque entre as várias posições ao longo do dia, de duas em duas ou de três em três horas. Deve criar um plano para facilitar o processo. Nesse plano devem constar as posições em que a pessoa acamada deve estar ao longo do dia associadas a períodos de tempo. Assim, torna menos provável esquecer a hora do reposicionamento ou repetir constantemente a mesma posição. O reposicionamento na cama pode ser feito pela própria pessoa ou pelo seu cuidador.

Pode ainda programar alarmes no telemóvel para as horas em que deve assumir a posição em pé ou trocar de posição na cama.

Diminuição da Pressão nas Proeminências Ósseas

É neste ponto que os equipamentos médicos de prevenção de escaras se tornam essenciais. Por meio de diversos mecanismos, as superfícies destes equipamentos exercem uma menor pressão nas proeminências ósseas do que os colchões e os assentos convencionais.

Para além de equipamentos de prevenção de escaras, poderá tomar pequenos passos que farão a diferença. Um exemplo é a utilização de roupa de cama mais leve que assim exerce menor pressão nos dedos dos pés e nos calcanhares da pessoa acamada.

Outras Estratégias

Uma estratégia de prevenção de escaras complementar é a hidratação apropriada. Em termos de hidratação do corpo em geral, a água natural é sempre o mais aconselhado. Quando falamos de hidratação específica da pele, faça-o de preferência com um creme hidratante com ureia. Estes cremes são fáceis de encontrar à venda mas, caso não o pretenda ou consiga fazer, utilize outro creme hidratante que tenha por casa.

Em certos casos recomenda-se também uma suplementação vitamínica apropriada. Esta deve ser sempre feita com supervisão de um profissional de saúde qualificado.


Quais São os Equipamentos de Prevenção de Escaras Disponíveis?

Os equipamentos de prevenção de escaras são uma ajuda muito importante. Embora as escaras sejam mais comuns em pessoas acamadas, aqueles que passam muito tempo sentados também estão sujeitos ao seu aparecimento. Assim, torna-se importante referir equipamentos para prevenção tanto na posição deitada como na posição sentada.

Equipamentos de Prevenção de Escaras para a Posição Deitada

O equipamento que mais benefícios preventivos traz para a pessoa acamada é o colchão de pressão alterna. Estes colchões estão divididos em células que são alternadamente cheias de ar através de um compressor elétrico. Assim, é possível variar de 5 em 5 minutos as áreas do corpo sujeitas a pressão.

Existem também equipamentos específicos para proteção de certas áreas (como calcanhares). Estes são particularmente úteis caso apareçam sinais alarmantes numa proeminência óssea específica.

Equipamentos de Prevenção de Escaras para a Posição Sentada

Pessoas com diversas condições passam muito tempo sentadas, ora em cadeiras de rodas ora em cadeirões de relaxamento. Nestes casos, almofadas em material viscoelástico são a melhor opção para prevenção do aparecimento de escaras. Estas diminuem a pressão exercida nas proeminências ósseas de apoio.

Embora as de material viscoelástico sejam as mais aconselhadas em termos gerais, existem outros tipos de almofadas anti-escaras que são adequadas para casos específicos.


Acima de tudo, esteja consciente da necessidade de prevenir o aparecimento de escaras em pessoas que passam muito tempo na mesma posição. Não se descuide na prevenção e nunca terá de se preocupar com o longo processo associado à cura de escaras.

Contacte os profissionais da Omnimedical para que possamos ajudar a definir um plano de prevenção de escaras que funcione para a sua situação específica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *